QUEM SOMOS - JÚLIO RODRIGUES
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES
RODRIGUES
JÚLIO
CÚRRICULO LATTES
Júlio é engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, onde também obteve grau de mestre em Engenharia Urbana.
Trabalha em TV e cinema, principalmente na realização de documentários e programas educativos.
Com Ricardo Dias participou da criação, em 1984, do programa de televisão Globo Ciência e com ele realizou audiovisuais na área científica, educacional e institucional.
Roteirizou os premiados documentários de longa metragem, No Rio das Amazonas (1995), O Cineasta da Selva (1997) e Vale A Pena Sonhar (2003).
Trabalhos em Televisão e Cinema:
Como roteirista de cinema, vídeo e TV, atua desde 1984, quando criou e desenvolveu os projetos de dois programas de televisão para a Rede Globo, o GLOBO INFORMÁTICA e o GLOBO CIÊNCIA, para o qual roteirizou mais de cento e cinquenta programas, quando a série recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica,CNPq (1985).
Júlio da Cunha Rodrigues
JCR Realizações Científicas e Artísticas Ltda.
tel 11 3097-0483
cel 11 98340-1608
2016
1999
2010
2007
2006
2006
2004
2003
2002
1998
1998
1998
1998
1997
1993
1993
1992
1992
1992
1991
1988
1987
1986
1984
Roteirizou e fez a produção executiva dos DVDs Yogaterapia para Hormônios Femininos, para Diabete e para Andropausa por Dinah Rodrigues (criadora da Yogaterapia Hormonal) em português, inglês e alemão.
Roteirizou e participou na produção do documentário técnico BRT – BUS RAPID TRANSIT, com a Logit, a Comtacti Comunicação.
Produziu (por sua produtora) e roteirizou os diversos documentários do DVD comemorativo dos 70 ANOS DO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA para o IBAMA e o Instituto Chico Mendes. Direção de Rudi Böhm. Narração de Chico Buarque.
Produziu (pela sua produtora) e roteirizou o vídeo CAFÉ BRASILEIRO, CAFÉ CORRETO, documentário Institucional (8 min) em português, inglês e espanhol para o Ministério da Agricultura. Direção de Ricardo Dias.
Produziu (pela sua produtora) e roteirizou de HIGIENÓPOLIS – UM RECORTE DO MUNDO, documentário de 26 min para a Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de São Paulo, projeto selecionado em concurso público para vídeos educacionais sobre os bairros de São Paulo. Veiculado pela TV Cultura. Direção de Aurélio Michiles.
Roteirizou o documentário PONTAL DO PARANAPANEMA (piloto da série para TV- Histórias da Mata Atlântica). Realização da ONG ECOFALANTE. Prod. SUPERFILMES, veiculado pela TV Cultura de São Paulo. Premio Destaque Ambiental no Festival de Cinema Ambiental de Guará em 2007. Direção de Chico Guariba.
Roteirizou o documentário VALE A PENA SONHAR. Direção Stela Grissoti e Rudi Bohm. Prod. SUPERFILMES/Co-produção TV Cultura-SP.
Produziu e roteirizou o documentário TEATRO AMAZONAS em português, inglês e espanhol. Narração de Paulo Autran. Direção Aurélio Michiles. Produção JCR/Coprodução TV Cultura-SP.
Desde dezembro produz, dirige e apresenta DIRETO DAS PRAIAS, uma série televisiva sobre o Parque Estadual da Serra do Mar e desenvolvimento sustentável do litoral. Exibida no Canal de São Paulo (TVA), Canal Comunitário e pela internet (YouTube).
Desenvolveu o projeto da série educativa NOVOS EMPREENDEDORES, coordenada pelo SEBRAE, realizada pela produtora Módulos, em exibição na TV Cultura.
Desenvolveu o projeto e roteirizou AGENTES EM AÇÃO, série para vídeo e TV, criada e dirigida por Cao Hamburger para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde Ministério da Saúde (agência DM9/DMI e produtora Made to Create), exibido na TV Cultura e TVE-Rio.
Participou da comissão de roteiristas (com Fernando Bonassi, Bráulio Pedroso e outros) que formatou e desenvolveu roteiros para a TV ESCOLA do Ministério da Saúde. Roteirizou as séries de matemática e ciências.
a 1994, roteirizou o filme de longa metragem O CINEASTA DA SELVA. Dir. Aurélio Michiles. Produção SUPERFILMES. Prêmios: HBO de Cinema 97; Melhor Filme UNESCO 97; Melhor Filme de Diretor Estreante no Festival de Brasília 97; Prêmio Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro 97; Melhor Filme, Roteiro e Montagem -Festival de Natal,1998; Prêmio do Júri, Festival de Cuiabá, 1999; Melhor Filme-Documentário CINEECO’99 (Portugal); Melhor Filme-Documentário Festival Viana do Castelo 2000 (Portugal). Em 1998 representou o Brasil no International Documentary Filmfestival Amsterdam (Holanda) e Toronto International Film Festival (Canadá).
Criou e roteirizou a série EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO, realizado pela produtora TV1 para a Fundação Roberto Marinho, veiculado na TV Globo e TVE. Prêmio Volvo de Segurança
Roteirizou o longa metragem NO RIO DAS AMAZONAS, filme de Ricardo Dias. Prod. SUPERFILMES. Prêmio: Melhor Música pelo Festival de Gramado, Melhor Filme e Melhor Música pelo Festival de Cuiabá, Melhor Documentário, Melhor Diretor de Longa-Metragem e Melhor Som Direto pelo Festival de Brasília, Melhor Filme Longa-Metragem e Melhor Fotografia pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA.
Fez o projeto e roteirizou a maioria dos programas da série LINHA DE PRODUÇÃO, patrocinada pela FIESP, veiculada pela TV Cultura, TVE, TV Jovem Pan e TV Gazeta.
Roteirizou A ÁRVORE DA FORTUNA, documentário histórico sobre a seringueira na Amazônia em dois episódios dirigido por Aurélio Michiles, realizado pela TV Cultura e selecionado para reprise como os melhores documentários do ano na emissora.
Deu aulas de roteiro na THE ACADEMIA BRASILEIRA DE VÍDEO, de Tadeu Jungle e Walter Siveira.
Roteirizou o documentário CALANGOS DO BOIAÇU dirigido por Ricardo Dias, produção da SUPERFILMES, Prêmio de Melhor Documentário do Festival de Brasília em 1992.
Desenvolveu o projeto e o roteiro de O ÚLTIMO ESTUÁRIO, documentário para TV patrocinado pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, selecionado entre os finalistas da mostra competitiva do 31ST INTERNATIONAL FILM E TV FESTIVAL OF NEW YORK.
Roteirizou e produziu pela JCR o documentário SOLO CRIADO para Prefeitura de São Paulo (Gestão Erundina).
Roteirizou e produziu pela JCR o documentário CUPINS para a Tecnomad, o qual foi utilizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP em seus cursos sobre pragas urbanas.
Fez roteiros para a série BRASIL CORPO E ALMA e para os programas de matemática para a série TELECURSO SEGUNDO GRAU, ambos para a FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO.